Aplicativo permite identificar problemas do carro pelo som

Sistema desenvolvido pela marca checa do Grupo Volkswagen é capaz de registrar falhas com precisão de 90%

| ICARROS


publicidade

Cotações

A capacidade de identificar os problemas de um carro pelo som é muito apreciada em qualquer mecânico humano.

Pois a Skoda, marca da República Checa pertencente ao Grupo Volkswagen, quer tornar isso um padrão nas oficinais e anunciou que está trabalhando atualmente no desenvolvimento de um aplicativo de celular que utiliza inteligência artificial para identificar problemas do veículo apenas pela assinatura sonora.

Chamado de “Sound Analyser” (Analisador de Som, em inglês), o aplicativo está desde junho do ano passado sendo empregado em testes por 245 concessionários da marca em 14 países da Europa.

O app funciona da seguinte maneira: depois de ser alimentado com informações sobre os padrões de uso e as características particulares de cada veículo, ele registra os sons do carro em funcionamento. 

Esses arquivos de áudio são transformados em um espectrograma, cujas informações são comparadas com os dados já arquivados no app. Em caso de problema, o Sound Analyser indica a fonte do ruído estranho e ainda determina como a falha pode ser sanada. 

Atualmente, o aplicativo já é capaz de identificar 10 tipos de problemas mecânicos— numa lista que inclui falhas nos componentes do sistema de direção, ar-condicionado, e até nas embreagens do câmbio automatizado DSG —, atingindo uma precisão de incríveis 90% nos seus diagnósticos.

Mas esta lista pode ser aumentada conforme o aplicativo é alimentado com informações de novos problemas.

De acordo com o fabricante, além de facilitar diagnósticos na oficina e reduzir os gastos com mão de obra em um serviço de manutenção, a tecnologia admitirá a criação futura de novos sensores que permitirão ao veículo identificar automaticamente uma gama maior de problemas, fazendo inclusive o agendamento do reparo na rede de concessionários. 



Clique neste link participe de um dos grupos do WhatsApp do site Itaporã News Itaporã News: 16 anos - o pioneiro de Itaporã

Classificados MS

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal Itaporã News

Receba as principais notícias de Itaporã e Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Itaporã News.

Siga o Itaporã News no Youtube!

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE