19/04/2014 10:31
21/01/2014 09h29

Autor de 'Amores Roubados' explica por que mudou o final da história

Formado em jornalismo e com mestrado em artes cênicas, o pernambucano George Moura é autor de dois dos melhores trabalhos exibidos pela Globo no intervalo de um ano, as minisséries “O Canto da Sereia” (2013) e “Amores Roubados” (2014). O sucesso desta última superou todas as expectativas. “É um sonho quando conseguimos, na TV aberta, a difícil equação entre a qualidade e a comunicação, a mais ampla possível”, diz Moura em entrevista ao UOL.

[GeorgeMoura1] Com longa experiência em televisão, trabalhou inicialmente como editor de texto, na TV Globo Recife e no programa “Fantástico”, e depois como roteirista de séries como “Carga Pesada” e “Cidade dos Homens”, e no programa “Linha Direta”. Entre 2007 e 2011, roteirizou diversos episódios da série “Por Toda a Minha Vida'', também exibida na Globo, pela qual recebeu seis indicações consecutivas ao Emmy.

Na entrevista a seguir, Moura explica por que decidiu alterar o final do livro “A Emparedada da Rua Nova”, no qual se baseou para escrever “Amores Roubados”. A mudança provocou alguma polêmica entre os espectadores que acompanharam a série, cujo décimo e último capítulo foi exibido na noite de sexta-feira (17).

[amoresroubadosjaimeantonia] Por que você optou por um final diferente para Jaime (Murilo Benicio) e Antonia (Isis Valverde) em relação ao texto que serviu de base para série, o livro “A Emparedada da Rua Nova''?
George Moura: Foi uma escolha difícil, muito pensada, conversada, refletida, que me tirou algumas noites de sono. No original do maravilhoso livro de Carneiro Vilela, a questão central é a moral do século 19. Antônia fica grávida de Leandro e não pode aparecer assim para a sociedade; grávida e sem um marido para casar. Jaime então propõe à filha que ela faça um casamento de conveniência com João, no original, seu primo legítimo. Era muito comum nessa época casamento entre primos. João aceita a proposta, mas Antônia se rebela. Diante disso, Jaime, para manter as aparências na tradicional sociedade recifense, toma uma atitude extrema. Ele empareda a filha viva e grávida dentro de um cômodo da própria casa. Esse caráter moral da punição já não faz sentido em pleno século 21.

Diante desta constatação foi preciso repensar o desfecho desse folhetim do século 19 para uma minissérie que se passa e é vista no século 21. Acredito que a maior punição para Jaime, nos dias de hoje, é que toda a sua riqueza, construída com afinco ao longo da vida, seja herdada pelo filho de um homem que ele matou. Quer punição maior do que esta para um homem que dedicou a vida para construir um império de dinheiro e poder? E ainda mais: as mulheres hoje estão cada dia mais fortes. Antônia e Isabel, cada uma a seu modo, conseguem se solevar no final. E Leandro, amor verdadeiro de Antônia, renasce, à margem do rio São Francisco, em forma de um filho. O rio, com sua água pura, além de fazer o sertão frutificar, leva tudo, até as grandes mágoas. Como diz o poeta Ferreira Gullar: “O que passou, passou. Jamais acenderá, de novo, o lume que apagou''.

[amoresroubadosirandhir] Muitos espectadores ficaram frustrados com os finais em aberto dos personagens João (Irandhir Santos) e Carolina (Cassia Kis). O que você pode dizer a respeito?
O mais óbvio seria que o protagonista, Leandro, não morresse. Ele morre, ao tentar fugir de uma emboscada, no capítulo seis, portanto, na metade da minissérie. Mesmo assim, Leandro permanece vivo, seja na memória das mulheres apaixonadas por ele, seja na saga de vingança perpetrada por Jaime e João, que parece nunca chegar ao seu fim. Outro dado curioso é que na construção da narrativa, o antagonista de Leandro, Jaime, passa a ser o protagonista, a partir de um determinado ponto da história. Existe uma troca de posição. Leandro era movido pelo desejo e pela paixão. Jaime é movido pela vingança e pela danação.

[amoresroubadoscassiakiss] São formas de contar uma história, que fogem a uma narrativa mais previsível. Se ao final tivéssemos o desfecho de cada um dos personagens, talvez o telespectador veria exatamente o que ele esperava, mas é preciso surpreender. O telespectador toma um susto inicial, mas depois ele vibra e agradece de ver este frescor na trama. Decidimos juntos pelo final em aberto, é uma outra forma de narrar que pode fazer o telespectador imaginar o desenlace para João, Carolina, Oscar, Ana Clara… Acho que em “Amores Roubados'' isso foi mais rico. Não é uma fórmula, mas sim uma escolha para esta história específica.

Qual (ou quem) foi, para você, a maior surpresa em “Amores Roubados''?
A maior surpresa foi o quanto a minissérie tocou fundo nas pessoas das mais diferentes latitudes. Foi uma paixão à primeira vista, que durou dez capítulos. É um sonho quando conseguimos, na TV aberta, a difícil equação entre a qualidade e a comunicação, a mais ampla possível. Vamos continuar trabalhando para perseguir esta meta.

[ocantodasereia] Na comparação com “O Canto da Sereia'', como você avalia o resultado de “Amores Roubados''?
O frisson causado por “Amores Roubados'', seja no público – ótimo resultado de Ibope – seja na crítica, foi ainda mais forte do que “O Canto da Sereia''. E olha que no “Sereia…'' já tínhamos chegado em ótimos patamares nesses dois aspectos. Em “Amores…'' existia uma expectativa, até certo ponto natural, se iríamos voltar a alcançar o grau de realização do trabalho anterior. Trabalhamos com aquela torcida e, ao mesmo tempo, com aquela dúvida: será que vamos conseguir chegar lá de novo?

Acredito que “Amores…'' foi um novo passo de realização de toda a equipe. Seja na complexidade, na sutileza e nas várias camadas da escrita do roteiro, na atuação dos atores, na direção do José Luiz Villamarim, na fotografia do Walter Carvalho, na geografia física escolhida, que foram as locações desse sertão contemporâneo, entre as vinícolas e o Raso da Catarina. Ou seja mostramos para o Brasil um nordeste que tem riqueza e adversidade. Tudo para contar da melhor maneira essa história.

[amoresroubadossiabelleandro] Foi muito mais difícil de realizar “Amores…''. O roteiro foi ainda mais trabalhado, o esforço de produção foi gigante. Para você ter uma ideia, foram do Rio de Janeiro para Petrolina e Paulo Afonso sete caminhões com figurino, arte, cenografia e maquinários. A equipe de “Amores…'' foi composta por cerca de 120 pessoas e rodou 250 mil quilômetros entre todas as locações, durante quase três meses vivendo no sertão nordestino.

Para mim, o resultado de “Amores…'' foi ainda mais preciso, de acordo com o nosso desejo apaixonado de fazer uma TV de qualidade e com frescor. É como se “Sereia…'' já trouxesse dentro de si, embora tratando de um universo tão diferente e com uma história tão diversa, a semente de “Amores…''

Qual é o seu próximo projeto de trabalho?
É uma releitura da novela original “O Rebu”, de Bráulio Pedroso, para o horário das 23h. A direção é de José Luiz Villamarim, fotografia de Walter Carvalho e estou fazendo junto com o roteirista Sérgio Goldenberg, parceiro do “Sereia…'' e do “Amores…'' Já estamos trabalhando duro e torcendo para fazer algo digno da inteligência do telespectador.

UOL

Deixe seu Comentário

Últimas Notícias

    quinta, 17 de abril de 2014
  • 16h35 - Esportes

    Após salário, Santos admite 'bicho' atrasado e falta de verba por reforços38

    O Santos pagou os direitos de imagem que estavam atrasados do elenco santista, mas a crise financeira é evidente no clube. Além de iniciar o ano no "vermelho" e precisar de parceiros para contratar Leandro Damião e Lucas Lima, ambos que pertenciam ao Internacional, a cúpula santista admite que...

  • 16h29 - Educação

    Por melhorias no restaurante universitário, estudantes fazem 'miojão'

    Estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) promoveram nesta quarta-feira o "Miojão do Damião", ação com o nome do reitor da instituição que pediu uma série de melhorias na universidade, entre elas melhor infraestrutura ao Restaurante Universitário (RU). Desde o ano...

  • 16h27 - Região

    Fiesta pega fogo em pleno trânsito e deixa motorista assustada no Aero Rancho

    Um veículo pegou fogo nesta manhã de quinta-feira (17), por volta das 9h40, na Avenida Thirson de Almeida, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. De acordo com um amigo da motorista, que não quis se identificar, disse que ela estava dirigindo seu Fiesta branco, placas HRY-7733, na avenida...

  • 16h25 - Polícia & Justiça

    Garoto envolvido se defende e afirma que adolescente não foi abusada em escola

    Na manhã desta quarta-feira (16), dois dos adolescentes envolvidos no suposto caso de estupro na Escola Estadual Teotônio Vilela, no bairro Universitário 2, região sul de Campo Grande, foram chamados pelo delegado Maércio Alves Barboza na Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e...

  • 16h16 - Esportes

    Corumbaense conquista mundial de jiu-jitsu

    A corumbaense Ariadne de Oliveira conquistou, no final da manhã desta quinta-feira (17), o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu (WPJJC 2014), disputado em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Na final do Mundial Pro, Ariadne venceu a também brasileira Nádia Mello com um arm-lock do...

  • 16h14 - Polícia & Justiça

    Corpo de criança é achado dentro de máquina de lavar no Rio

    O corpo de um menino de 4 anos foi encontrado dentro da máquina de lavar na casa dele, na Baixa do Sapateiro, no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, no fim da manhã desta quinta-feira (17). Caio Henrique estava desaparecido desde quarta-feira (16). Por volta de 14h40, um menor...

  • 16h10 - Brasil&Mundo

    NASA descobre primeiro planeta potencialmente habitável

    A agência espacial americana, NASA, anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um planeta potencialmente habitável. Com nome provisório de Kepler-186f, o planeta tem tamanho aproximado da Terra e pode ter água em forma líquida. As informações são da agência EFE. "É extremamente...

  • 16h09 - Rural

    Governo ofertará 200 mil t de seu estoque de milho em leilão de VEP

    O Ministério da Agricultura vai ofertar até 200 mil toneladas de milho dos estoques públicos localizados no Estado de Mato Grosso em leilões públicos, com cronograma definido pela Câmara Técnica do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep). Serão ofertadas, ainda,...

  • 16h08 - Rural

    Javali causa prejuízos no meio rural e controle do animal é debatido na Famasul

    O aumento da população de javali vem ocasionando impactos econômicos, sanitários, ambientais e, até mesmo, sociais em Mato Grosso do Sul. Em Rio Brilhante, áreas atingidas por esses animais resultaram em prejuízos de até 30% nas lavouras de milho safrinha 2013/14, por exemplo. A afirmação...

  • 16h06 - Região

    Noite do Flashback: Festa será realizada dia 26, no Taj Music

    O Taj Music recebe dia 26 de abril, às 23h, a festa “Noite do Flashback – Geração Anos 90”. O encontro reunirá os DJs Lupa e Bibico, que vão tocar os hits que marcaram as décadas de 80 e 90, e a banda de rock Dagata & Os Aluízios. O projeto “Flashback” foi idealizado em 2005...

  • 16h05 - Famosos e TV

    Silvio Santos faz biópsia e é monitorado após câncer

    Segundo informações da coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, Silvio Santos ainda está sendo monitorado por causa do câncer de pele que descobriu no ano passado. Recentemente, ele voltou a fazer uma biópsia por conta de novas manchas que surgiram na perna. Porém, isso não seria motivo de...

  • 16h03 - Região

    Prefeitura deve assumir Hospital da Vida a partir do mês que vem

    O prefeito Murilo sancionou a Lei Complementar nº 245, aprovada pela Câmara de Vereadores, que autoriza a criação da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). Esta é constituída para administrar o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. A sanção...

  • 15h57 - ENTRETENIMENTO

    Torcedores de todo Brasil terão oportunidade de eleger através de votação a 'torcedora mais bela de seu clube'.

    Torcedores de todo Brasil terão oportunidade de eleger através de votação a 'torcedora mais bela de seu...

  • 15h55 - Região

    Feriadão de tempo nublado e pancadas de chuvas no Estado

    Semana Santa em Mato Grosso do Sul será de tempo instável, com céu encoberto na maior parte do período e chuvas no fim de semana, conforme previsão dos serviços de meteorologia locais. Apesar do aumento da umidade, por causa de um sistema de alta pressão que atua sobre o Estado a partir de...

  • 15h49 - Tá na Midia

    Record leva a sério "denúncia" de que Michael Jackson está vivo

    Mauricio Stycer analisa a reportagem do programa Balanço Geral, da Record, apresentada por Luiz Bacci, em que um fã de Michael Jackson afirma ter provas de que o artista não...

  • 15h46 - Polícia & Justiça

    Brasileiro é executado em estrada vicinal na fronteira

    O corpo de um homem sem documentos foi encontrado, por volta das 6 horas da manhã de hoje, quinta-feira(17), em uma estrada vicinal a Ruta V, na colônia Yvypé que conduz ao Retiro dos padres Redentoristas de Pedro Juan Caballero no Paraguai. Quando os policiais da Policia Nacional, juntamente...

  • 15h46 - Brasil&Mundo

    Momento histórico: encontramos outra Terra no Universo

    Desde a descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela similar ao Sol, em 1995, a humanidade estava à espera deste anúncio. Finalmente ele chegou, com toda pompa e circunstância, num artigo publicado no periódico científico “Science”: encontramos um planeta praticamente idêntico à...

  • 15h44 - Polícia & Justiça

    PMA prende dupla pescando com petrechos proibidos no rio Paraguai

    Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizavam fiscalização de prevenção e combate à pesca predatória, durante a operação Semana Santa, quando prenderam na madrugada desta quinta-feira, dois pescadores por capturar pescado com petrechos proibidos pela legislação. Os...

  • 15h44 - Itaporã

    Itaporã: Hospital Municipal de Itaporã estará atendendo no feriado 24h

    Hospital Municipal Lourival Nascimento da Silva   Devido as feriado da Semana Santa e Páscoa, entre os dias 18 (sexta-feira/ Paixão de Cristo) e 21 (segunda-feira/ Tiradentes), acompanhados do final de semana,  os PSF (Programa Saúde da Família)  de Itaporã não estarão funcionando...

  • 15h37 - Região

    Milionário bateu na mesa, gritou na rua e vai dar R$ 500 mil a conferente

    O novo milionário de Mato Grosso do Sul, que ganhou R$ 37,6 milhões na Mega-Sena, só acreditou no prêmio após duas pessoas conferirem o bilhete e deu um grito no meio da multidão, que lotou a pequena lotérica de Figueirão, a 226 quilômetros de Campo Grande. Ele ainda prometeu pagar R$ 500...